Um passeio pela Itália

45442_Papel-de-Parede-Coliseu-Roma-Italia_1600x1200

Quando se fala na Itália uma das primeiras coisas que vem a mente são as MASSAS, além dos vinhos e queijos deliciosos do país.  É quase unânime a paixão das pessoas por algum tipo massa, logo, esta culinária é tão apreciada no mundo. Vamos contar um pouco de sua história…

A gastronomia italiana é conhecida pela sua diversidade em nível regional. Na região Sul e ilhas são caracterizadas pela culinária mediterrânea, sendo frequente o uso de azeite de oliva, legumes e hortaliças, massa e vinho, com variações de proteínas dependendo da localização.

No Norte se encontra a região mais diversificada e conhecida internacionalmente.  A manteiga, o arroz e massas recheadas são comum a todo o Norte, embutidos e queijos também estão presentes. O risoto é um dos mais famosos pratos do norte da Itália, assim como o bollito misto, o carpaccio, o panettone e o ossobucco.

O centro-norte é a zona de transição, nas regiões Umbria, Marche e Toscana possui uma gastronomia mesclada das regiões Sul e Norte.

Adquirimos um hábito no Brasil de origem italiana que é o consumo de antipasto, também conhecido por muitos como um petisco ou tira gosto. Na verdade a origem da palavra antipasto quer dizer “antes da refeição”.  Na Itália, de onde se origina o termo, é comum servir carnes curadas, azeitonas, cogumelos, queijos, bruschetta, focaccia, dentre outros.

dsc_0065-copy1

Quando se fala da Itália já associamos a pizza. Você sabia que a pizza não foi inventada na Itália?

Segundo alguns estudiosos, eles acreditam que foram os egípcios, há mais de 5 mil anos, os primeiros a fazer massa com farinha e água. No século XI, o pão turco foi levado ao porto italiano de Nápoles. Por lá, os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e o aperfeiçoaram. Eles passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como um sanduíche.

Por falar em pizza, as nossas unidades da Olegário Pizzaria são tradicionais na arte de fazer a redonda. Então, pensamos em disponibilizar uma receita nossa especial: Pizza de Queijo Brie e Aspargos.

Ingredientes

Massa

  • 4 copo(s) de farinha de trigo
  • 1 copo(s) de óleo de soja
  • 1 tablete(s) de fermento fresco
  • 1 ovo
  • 1 copo(s) de leite
  • 1/2 copo(s) de água
  • 1 pitada(s) de açúcar
  • 1 pitada(s) de sal

Recheio

  • 2 colher(es) de sopa de molho de tomate
  • 200 grama(s) de queijo mussarela
  • 100 grama(s) de queijo Brie
  • 1 1/2 colher(es) de sopa de geleia de pimenta
  • 2 palitos de aspargos

Modo de preparo

Massa: Em uma vasilha, adicione todos os ingredientes, amassando até soltar das mãos. Sove bem a massa e deixe descansar por 30 minutos, coberta com um pano de prato.

Recheio: Estique a massa em um disco de pizza de 35 cm e cubra com molho de tomate. Adicione os queijos, a geleia de pimenta e os aspargos. Asse por 15 minutos em forno preaquecido a 200 ºC.

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *