Açaí: vilão ou mocinho?

açaí_redegourmetA fruta típica da Região Norte do país ganhou muitos adeptos nos últimos anos, o açaí virou uma febre. A polpa da fruta ganhou muitos preparos, adicionaram xarope de guaraná, granola, leite em pó e por aí vai, mas é ai que mora o perigo. O açaí pode tornar o vilão ou mocinho da sua alimentação.

O açaí possui uma serie de benefícios para a saúde, como a capacidade de redução do colesterol total e função antioxidante, mas quando é consumido em exagero, o que era bom, se torna perigoso. Quando mais ingredientes são adicionados ao creme de açaí, maior o número de calorias, a fruta que por si só, já possui uma grande quantidade. Uma tigela de 500ml combinados a outros ingredientes, chegam a conter até 1 mil calorias, considerando que uma mulher precisa consumir cerca de 2,1 mil calorias.

O conselho é deixar as combinações mais calóricas de lado e substituir por alimentos como a granola, castanhas e frutas. E nada de tomar potes e potes por dia, a porção recomendada é de 100ml a 200ml por dia, levando em conta pessoas que praticam alguma atividade física. Para quem já leva uma vida mais sedentária, podem consumir até duas vezes por semana e substituir o açaí por alguma refeição, como o lanche da tarde, isso é o suficiente para não extrapolar.

Alguns benefícios da fruta

Energia

Fornece energia e disposição para o corpo, um ótimo alimento para praticantes de atividades físicas.

Coração

Rico em ácido oleico, um tipo de gordura poli-insaturada, auxilia na redução dos níveis de colesterol e pressão arterial.

Poder antioxidante

Rico em antocianina, responsável pela coloração roxa da fruta. Esta substância ajuda a combater e neutralizar ação dos radicais livres, prevenindo doenças como as circulatórias e o diabetes.

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *