Bolo de Churros do chef Bruno Veloso

CHURRO

Churros é um alimento de origem espanhola, muito popular nos países latino-americanos. Este doce é preparado com massa a base de farinha de trigo e água, em formato cilíndrico e frito em óleo vegetal.

Sendo um doce originário da Espanha, é bastante consumido nos países hispano-americanos, desde o México até a Argentina. Porém, nestes países, o churro geralmente não possui recheio (como ocorre no Brasil), este geralmente de doce de leite ou chocolate. No Uruguai, o churro também pode receber recheio.  Logo após, ele pode ser salpicado com uma camada de açúcar por fora (opcionalmente, também com canela).

Finalmente conseguimos  a receita do maravilhoso Bolo de Churros do Chef Brasiliense Bruno Veloso. 

 

INGREDIENTES

Massa

125g de farinha de trigo

2g de fermento em pó

5g de canela em pó

60g de amido de milho

5g de sal

5 ovos

180g de açúcar

10ml de leite morno

  CHURROS

250ml de água

250ml de leite

5g de açúcar

5g de sal

200g de manteiga sem sal

280g de farinha de trigo

1 ovo

canela misturada com açúcar a gosto

1,350kg de doce de leite

 MODO DE PREPARO

Massa

1 – Coloque num saco,125g de farinha de trigo, 2g de fermento em pó, 5g de canela em pó, 60g de amido de milho ,5g de sal  Misture, passe por uma peneira e reserve.

2 – Numa batedeira coloque 5 ovos, 180g de açúcar e bata bem até obter o ponto de letra (espuma firme). Com a batedeira ainda ligada, diminua a velocidade e adicione, aos poucos, a mistura seca (reservada acima). Desligue a batedeira, acrescente 10ml de leite morno e misture até formar uma massa homogênea. Transfira a massa para uma forma (20cm de diâmetro X 7cm de altura) forrada com papel manteiga, untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 175°C por +/- 40 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar. Churros

3 – Numa panela coloque 250ml de água, 250ml de leite, 5g de açúcar, 5g de sal, 200g de manteiga sem sal e leve ao fogo médio até levantar fervura. Adicione 280g de farinha de trigo e misture bem até desprender do fundo da panela. Retire do fogo, transfira para uma batedeira e com o batedor raquete bata bem até amornar. Com a batedeira ainda ligada junte 1 ovo e bata até misturar.

4 – Coloque a massa num saco de confeiteiro com o bico estrela grande e faça os churros com 15 cm de comprimento.

5 – Frite os churros em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Passe os churros na mistura de canela com açúcar

Montagem

Com uma faca corte o bolo em 3 partes no sentido da largura. Num prato coloque um disco de bolo, uma porção do doce de leite, mais um disco de bolo, outra porção de recheio de doce de leite termine com o último disco de bolo. Passe uma camada de doce de leite na lateral do bolo. Coloque os churros (reservado acima) em volta do bolo no sentido vertical. Com uma fita amarre para fixar os churros à massa. Espalhe uma porção de doce de leite sobre o bolo e com a ajuda de um saco de confeiteiro recheie a ponta de cada churro.

 

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

2 comentários sobre “Bolo de Churros do chef Bruno Veloso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *