Canudinho de carne seca, com requeijão e crisp de couve.

Foto-Blog-StaFé_WEB

O costume de salgar carnes é tão antigo que não se sabe ao certo sua origem. Um dos seus registros mais antigos vem da época do antigo Egito. No desbravamento do Brasil pelos portugueses, assim como os tropeiros em Minas e muitos outros povos, em diversas ocasiões, esta foi uma ótima forma de conservação da carne. 

Mas desta necessidade foi que acabou se descobrindo também um sabor inigualável e uma textura macia e firme nunca antes degustada pela humanidade.

Outra questão interessante é ressaltar a diferença da carne seca e da carne de sol. Muitos não sabem a diferença, mas além de serem tradicionalmente de regiões distintas, uma mais no norte e nordeste e a outra mais em minas, seus processos de cura são um pouco diferentes, principalmente no tempo de maturação e nas quantidades de sal aplicadas.

Abaixo segue uma receita do Chefe Marco Túlio Soares do Restaurante SantaFé, onde esta iguaria recebe um toque contemporâneo digno dos melhores paladares.

Aproveite bem essa maravilha!

500gr de carne seca

250gr de requeijão em barra

100 ml de creme de leite

1/2 cebola em brunoise

sal e pimenta do reino a gosto

1 pacote de canudos para recheio (aqueles de doce de leite)

1 maço de couve

0,5 l de oleo vegetal

Geleia de pimenta para segurar o canudinho no prato

Modo de preparo:

Caso a carne seja muito salgada, dessalgue-a em agua fria.

Cozinhe a carne até que esteja macia e desfie.

Com um pouco de azeite refogue a cebola e acrescentante a carne seca desfiada o requeijão e o creme de leite, envolva tudo ate obter uma pasta cremosa.

Corte a couve em chiffonade bem fininha e frite em óleo quente . Reserve.

Montagem:

Colocar o recheio dentro do canudinho levar ao forno quente por volta de 3 min. Fazer uma base com a geleia de pimenta no prato ou bandeia que irá servir colocar o canudinho em cima da geleia e finalizar em cima de cada canudinho a couve frita.

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

Um comentário sobre “Canudinho de carne seca, com requeijão e crisp de couve.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *