O clássico fettuccine Alfredo

fettuccine

Um clássico da cozinha é o Fettuccine Alfredo, um prato que leva poucos ingredientes e com um sabor inconfundível. Segundo a história, a receita foi criada em 1908 na Itália por Alfredo Di Lelio ou “Alfredo I” para alimentar sua esposa Inês, que tinha ganhado o primeiro filho e estava com anorexia, com o sucesso do prato Inês recuperou o apetite.

Há controvérsias que ele não criou o prato, apenas fez uma adaptação da antiga receita romana – o fettuccine al triplo burro (três vezes manteiga). O fato que Alfredo incluiu o prato no cardápio do seu restaurante e virou um grande sucesso.

Curiosidades à parte, o importante é que este fettuccine é delicioso e uma boa opção para um jantar.

Ingredientes:

  • 500g de fettuccine fresco ou seco (de boa qualidade)
  • 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
  • 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 ½ xícara (chá) de parmesão de boa qualidade, ralado
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída na hora a gosto
  • Noz moscada moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Coloque uma panela com 3 litros de água e 1 colher (chá) de sal para ferver. Quando ferver, coloque o fettuccine e cozinhe até a massa ficar “al dente” . Em outra panela coloque 1 ½ xícara (chá) do creme de leite fresco e a manteiga. Ferva rapidamente por 2 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Transfira a massa cozida para a panela com molho e, em fogo baixo, vá misturando a massa ao molho delicadamente, de baixo para cima. Ainda em fogo baixo adicione o creme de leite restante, queijo ralado, sal e noz moscada. Misture bem até que todos os ingredientes tenham incorporado.

Dicas: Se preferir não precisa usar a pimenta e a noz moscada. Ou para decorar pode acrescentar folhas de manjericão fresco.

Rende 4 porções.

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *