Risoto de Bacalhau

riso1

Você já ouviu falar que as receitas que dão errado são as que mais dão certo?Sim, isso mesmo, e é fácil enumerar diversas receitas famosas que surgiram de um erro, e o risoto não fica de fora.

Risoto é um prato tipicamente italiano e significa “pequeno arroz”, foi criado em 1574 por Valério di Fiandra (o mesmo responsável pelos vitrais da catedral de Milão), era conhecido por ter dois talentos, suas obras de artes com os cristais e com a gastronomia.

Fiandra ofereceu um jantar aos convidados do casamento de sua filha, e resolveu preparar um de seus pratos principais, alguns dizem que ele deixou cair acidentalmente uma quantidade de açafrão, muito maior que a da receita original, outros dizem que ele agiu por ciúmes de sua filha (um típico ciúmes de pai e filha) e despejou esse pote de açafrão, mas se isso realmente aconteceu o tiro saiu pela culatra, pois os convidados se encantaram com o prato e o mesmo recebeu muitos elogios e muitos pedidos para que esse prato fosse incluído no cardápio de seu restaurante.

Como varias outras receitas essa ganhou muitas releituras e a Olegário revela para você os segredos do nosso risoto com bacalhau.

 

Ingredientes

300gr de arroz arbóreo

400gr de bacalhau (sua preferência) em lascas.

4 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)

1 folha de louro

1 copo de vinho branco seco(s)

1 litro de caldo de peixe

3 unidades de tomate sem pele, sem sementes

50gr de queijo ralado

Salsinha picada a gosto

Sal a gosto

 

Como fazer

Com um pouco de azeite, refogue as lascas de bacalhau, os tomates picados e reserve. Aqueça metade da manteiga e o restante do azeite. Refogue a cebola levemente. Adicione a folha de louro e acrescente o arroz e refogue levemente. Junte o vinho branco e deixe reduzir. Vá acrescentando o caldo de peixe aos poucos e mexendo sempre. Adicione o bacalhau refogado com o tomate. Corrija o sal. Retire a folha de louro. Desligue o fogo e junte o restante da manteiga e o queijo ralado. Mexa bem e sirva.

Obs.: O ponto desse arroz é um pouco durinho e bem cremoso.

Regule a quantidade de caldo que você coloca para obter esse ponto.

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *