Tipos e variações de sushi

postagem blog sushis

Sem sombra de dúvidas, a culinária japonesa é uma das mais apreciadas no mundo inteiro. Claro que existem muitas pessoas que não se adaptaram ao paladar oriental, mas quem curte não troca por nada. Hoje em dia, ela é referência em alimentação saudável e saborosa.

As iguarias japonesas começaram a se popularizar pelo mundo no século 20 quando ganharam fama e chegaram no mundo ocidental. De lá pra cá, os alimentos começaram a sofrer variações, mas não perderam sabor e tradição, como é o caso do sushi, um dos pratos mais conhecidos e consumidos desse tipo de culinária. O sushi não tem que ser só gostoso. Antes de mais nada, ele tem que agradar aos olhos antes de agradar ao paladar.Existe não um, dois ou três tipos de sushis, mas vários deles! Seria difícil mostrar um por um, mas vamos apresentar os principais, 3 daqueles que podem ser encontrados no Udon, se der água na boca, é só correr pra lá e se deliciar com um deles.

 

Sashimi:

Sashimi

Chegou aqui o prato japonês feito com arroz para sushi e peixe fresco. O arroz é moldado em forma de um pequeno bolinho e o filé de peixe é cortado e pressionado em cima dele. Em alguns casos, ele recebe uma pequena tira de nori(alga) para amarrar a mistura (embora não seja obrigatória).

Ele envolve somente dois ingredientes: o arroz e uma única cobertura, também conhecida como neta. Geralmente toma a forma de um fruto do mar, como atum, enguia, polvo, camarão, entre outros. Dependendo do tipo de peixe, pode ser servido em fatias finas em estado cru, grelhado ou frito.

 Maki :

Maki

É um tipo de sushi que inclui nori torradas enroladas em torno de arroz temperado e vários tipos de recheio, incluindo frutos do mar e vegetais crus. A palavra “maki” significa “rolo”. A forma mais comum do maki é o hosomaki, que são rolos finos feitos com uma pequena tira de arroz para sushi e um ou dois ingredientes ao longo de uma folha de nori, enrolados firmemente. O rolo é, então, cortado em pequenos pedaços antes de servir.

Temaki:

TEMAKI

Ele é considerado uma comida casual, especial para ser consumida em casa nos momentos de distração e também na companhia dos amigos. Fazer um temaki é fácil e divertido. Muitas vezes ele é usado para introduzir os ocidentais na culinária japonesa, principalmente para que tomem gosto pelo sushi.

Como foi dito, “maki” significa “rolo”, enquanto “te” significa “mão”. Portanto, o nome é bem justo, já que ele é preparado inteiramente com as mãos, sem a necessidade de usar a esteira, e também é consumido sem a utilização de hashis (pauzinhos) ou talheres.

 

Outros tipos de sushi:

1)  Uramaki: Uma variação do maki-zushi. A alga em vez de ficar por fora, é enrolada por dentro.

2) Hosso-maki: Hosso quer dizer fino. O sushi é enrolado com meia folha de alga.

 3) Futomaki: Futoi quer dizer grosso. Possui um recheio generoso. Se torna impossível de comer em uma só vez.

 4) Gunkan-zushi: Também conhecido como gunkanmaki, é um sushi enrolado no nori, que ao invés do recheio, possui ovas de peixe no topo.

5) Kappamaki: É um dos sushis mais tradicionais, na qual é recheado apenas com pepino em tiras. Foi batizado dessa forma em homenagem ao Kappa, figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como seu alimento preferido.

 6)Temarizushi: É um tipo de sushi arredondado, onde se pressiona o arroz e o peixe com as mãos usando um plástico até ficar uma bolinha. São muito fáceis de fazer especialmente para os iniciantes.

7) Narezushi: É um tipo de sushi fermentado e é a forma mais antiga de sushi no Japão. Com o tempo o narezushi evoluiu para oshizushi e, por último, para edomae nigirizushi.

 8) Oshizushi: Se trata de um tipo de sushi prensado, feito em uma forma de bloco usando um molde de madeira, chamado oshibako.

9)  Inari-zushi: É um tipo de sushi recheado, na qual é feito um “pacotinho” feito de tofu bem frito, omelete fina ou folhas de repolho e recheado com arroz de sushi e outros ingredientes.

POSTAGEM SUSHIS

Aqui estão alguns ingredientes usados no preparo do sushi e de outras delícias orientais:

  • Anago: enguia
  • Daikon: nabo ralado ou finamente fatiado
  • Ebi: camarão cozido
  • Gari: gengibre em conserva
  • Ika: lula
  • Ikura: ovas de salmão
  • Sake: salmão
  • Shari: arroz pronto para sushi
  • Shoyu: molho de soja
  • Maguro: atum
  • Nori: folhas de alga tostada
  • Tamago: omelete fino de ovos
  • Tako: polvo
  • Toro: atum gordo
  • Uni: ouriço do mar
  • Wasabi: raiz forte, vendida na forma de pó para ser reconstituída com água.

 

Fonte: http://goo.gl/8q7bCn

http://goo.gl/tXKLxy

 

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *