Tradição portuguesa

bacalhau_gomes_de_sa

Quando se fala em bacalhau remetemos logo a Portugal. Um prato tradicional desta culinária é o Bacalhau Gomes de Sá, criando no final do século XIX pelo comerciante e cozinheiro José Luís Gomes de Sá, na cidade de Porto, como costume da época recebeu o nome do seu criador.

Aprecie esta deliciosa tradição portuguesa.

Ingredientes:
1 kg de bacalhau (sugestão: “Bacalhau Porto”)
1 kg de batatas
2 xícaras (chá) de azeite extravirgem
4 dentes de alho
4 cebolas
4 ovos cozidos
100 g de azeitonas pretas portuguesas
Salsinha a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 litro de leite

 Modo de Preparar:

Dessalgue o bacalhau, colocando-o de molho na geladeira, por 36 horas e trocando a água de vez em quando. Leve-o para cozinhar numa panela grande, com bastante água já quente por 10 minutos, sem deixar ferver muito. Escorra, retire a pele e as espinhas e desfaça-o em lascas. Coloque as lascas num recipiente fundo, cobrindo-as com o leite bem quente. Deixe descansar, por 2 horas. Escorra e reserve.
Cozinhe as batatas com casca, descasque e corte-as em rodelas grossas. Corte também as cebolas e o dente de alho em rodelas (da espessura de sua preferência) e doure ligeiramente na metade do azeite.
Junte as lascas do bacalhau ao refogado de cebola e alho e misture com cuidado para não desmancharem. Tempere com sal e pimenta.
Utilize um refratário e monte colocando uma camada de bacalhau, outra de batatas, os ovos e novamente o bacalhau e assim sucessivamente até finalizar com os ovos em rodelas.
Regue com o azeite restante, decore com as azeitonas e a salsa e leve ao forno à 180C por aproximadamente 20 minutos.

Dicas: Se preferir já compre o bacalhau em lascas. Sirva bem quente, acompanhado de um bom vinho português.

 

 

 

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *